Uma das tendências da vez no Marketing Digital é o Conversational Marketing ou Marketing Conversacional.
Essa estratégia ficou muito conhecida e bastante popular graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos que permitiram novas formas de se comunicar com os clientes.
O Conversational Marketing em uma tradução mais brasileira e popular, seria Marketing de conversação, ou seja, uma estratégia focada na utilização da conversa como a principal ferramenta de marketing. Sendo mais específico, as conversas automatizadas, como chatbots.
Podemos dizer que o marketing de conversação utiliza conversas automatizadas em tempo real para conduzir potenciais clientes através da jornada de compra. Dessa forma, os clientes não precisam esperar longos períodos aguardando uma resposta por e-mail ou ficar esperando no telefone para ser atendido. Agora, tudo é resolvido muito rápido, através de especialistas em suporte preparados para atender os clientes, ou até mesmo, inteligência artificial capaz de responder às dúvidas e problemas.
Existem diversos benefícios de utilizar o Conversational Marketing na sua empresa. Por exemplo:
– Atendimento 24 horas por dia: A possibilidade de atender seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com a internet e novas tecnologias, não existe uma hora para seus clientes decidirem comprar com você ou quererem tirar uma dúvida.
Ao utilizar chat bot, você consegue contar com o auxílio de uma inteligência artificial super capacitada que, após alguns direcionais, consegue aprender e responder seus clientes a qualquer hora. Vale lembrar que a utilização desses bots não substitui o atendimento humano, mas é uma ótima forma de garantir que seus clientes sejam respondidos de maneira rápida e eficiente sempre que eles precisarem.
– Escalabilidade: Nada mais é do que a capacidade da sua empresa crescer sem que isso possa causar grandes prejuízos para ela. Para que sua empresa seja escalável, é necessário que ela tenha capacidade de comportar todas as atividades necessárias para a nova quantidade de clientes.
Se aumenta o número de clientes, é necessário aumentar a capacidade da empresa de atender esses clientes. Com a utilização do Conversational Marketing isso é possível, uma vez que a principal ferramenta é a utilização de chat bots e inteligência artificial.
– Personalização do atendimento: Você consegue garantir um atendimento de ótima qualidade, resolvendo os problemas de cada cliente e ainda, sempre gera aquela dúvida “esse atendimento foi feito por um robô ou por uma pessoa?”. Quanto mais próximo de uma pessoa for, melhor é a qualidade do atendimento.
Para implementar esta estratégia em sua empresa, a primeira coisa que você precisa fazer é oferecer um contato direto com os clientes e que seja respondido o mais rápido possível. Caso sua empresa ainda não consiga investir em ferramentas de chatbot e inteligência artificial, por exemplo, você pode usar ferramentas gratuitas como o WhatsApp.
A versão Business do aplicativo permite que você programe mensagens automáticas para serem enviadas fora do horário comercial, ou quando não pode responder. Além disso, é possível adicionar plug-ins com o botão do WhatsApp no seu site, para iniciar a conversa imediatamente.
Em horários comerciais é importante que as mensagens sejam respondidas o mais rápido possível, afinal, o objetivo é que os clientes não precisem esperar muito para obter o atendimento.
Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
Você pode implementar o Conversational Marketing em suas campanhas de e-mail marketing para enviar informações personalizadas para segmentos específicos, como uma pesquisa em que você solicita que eles identifiquem suas preocupações ou prioridades para considerá-los. Essas informações ajudarão você em suas próximas campanhas de marketing.
As informações obtidas permitem que você faça um mapa detalhado de sua jornada do cliente e planeje adequadamente. Se você puder antecipar as necessidades de seus clientes, poderá atendê-los com mais eficiência.
Seja humano e converse com seus usuários de pessoa para pessoa. Essa é a chave para esse tipo de marketing. É sobre devolver a humanidade, então você não pode esquecê-la no caminho. Mesmo que seja um bot que fale com os usuários, verifique se eles recebem um tratamento próximo e personalizado. Além disso, lembre-se de que, embora parte do processo seja automatizada, deve haver um ser humano que interaja com o cliente em algum momento.
Pense na experiência do usuário. Crie um processo simples, fácil e rápido que atenda às suas expectativas. Quanto mais fluência, mais eficácia. A grande vantagem é que os próprios usuários dizem o que eles querem nas conversas, basta ouvir e agir.
Não se esqueça de experimentar. As coisas mudam e, por melhor que seja o seu sistema, ele não será beneficiado por ficar preso. Experimente coisas novas e adapte–se ao que você considerar que funcione melhor.
Por fim, procure ferramentas de análise de dados que o ajudem a gerenciar as informações que você obtém nas conversas com os usuários. Isso também irá ajudá-lo a acelerar o processo.