Uma das variáveis do marketing digital que está em voga atualmente é Social Selling que, na tradução livre significa venda social. Nada mais é,na verdade, utilizar as redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn para gerar relacionamento com seus potenciais clientes.
Para as marcas que desejam expandir o seu negócio, este é um recurso muito eficiente, afinal, estamos falando de um universo extremamente amplo. Para termos uma ideia de alcance, somente o Facebook conta, hoje, com mais de 2 bilhões de usuários. O Instagram vem em segundo lugar com a abrangência de 800 milhões (50 milhões apenas no Brasil) e o Twitter já chegou a 330 milhões de adeptos.
Além de ser um campo gigantesco, as redes sociais também são rentáveis. Segundo uma pesquisa feita pela Sales for Life, empresa canadense que atua neste segmento, os consumidores que as utilizam para se relacionar com as marcas têm orçamentos 84% mais altos do que aqueles que estão fora das redes.
A consequência disso, segundo o mesmo levantamento, é que os social sellers têm uma eficiência 66% maior nas vendas do que os vendedores que utilizam as técnicas tradicionais de prospecção.
E como adotar uma estratégia de social selling?
Bom, se o relacionamento e a confiança são a base para o sucesso de qualquer negócio, o social selling cumpre bem esse papel. Primeiro porque ele pode ser um caminho para evitar o que no marketing é conhecido como cold calling, o controverso telemarketing. As redes sociais conseguem fazer a aproximação de maneira mais sutil e eficaz, pois possuem ferramentas que detectam o perfil de usuário mais adequado à sua marca. E, ainda, podem ser utilizadas nas várias etapas do funil de vendas.
Mas, saiba que é preciso ficar atento a alguns pontos importantes antes de encaixá-las na estratégia da sua marca. Por exemplo:
- Defina quem é o seu cliente, a buyer persona do seu negócio;
- Observe em quais canais ela está mais presente. O LinkedIn costuma ser a rede ideal para o B2B, enquanto Facebook, Instagram e Twitter são mais focados no B2C;
- Construa uma marca profissional e use as páginas da sua empresa nas redes para encontrar perfis de usuários ou influenciadores que combinem com o propósito do seu negócio;
- Compartilhe conteúdo próprio e relevante.
O Facebook ainda é o número um na divulgação das marcas e contato com os clientes, mas o Instagram vem ganhando bastante espaço neste novo relacionamento entre as empresas e os consumidores. Segundo o estudo Mídias Sociais 360°, da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e da Socialbakers, a média de seguidores por marca no Instagram superou um milhão de pessoas em 2017. O número é 2000% maior do que havia sido registrado três anos antes.
A espinha dorsal do Social Selling é construir relacionamentos duradouros para que a venda seja uma consequência. É muito mais fácil vender e fazer negócios com quem conhece você e se identifica com a sua proposta, do que vender para desconhecidos. E a proposta do Social Selling é justamente essa: criar elo de conexão entre marcas e consumidores ou mesmo entre clientes e vendedores.
O foco da empresa deve estar na criação de conteúdo de qualidade, rico e agregador. Ele pode ser distribuído de forma estratégica em diversas plataformas amplificando a visibilidade da marca ou do negócio.
À medida que o seu potencial cliente identifica autoridade e credibilidade na sua comunicação, mais próximo do fechamento da venda você está.
B2B e B2C
Diferentemente do que muitos pensam, a estratégia de Social Selling pode – e deve – ser explorada no B2B (venda para empresas) e não apenas para o B2C (venda ao consumidor).
A cada dia que passa, mais e mais representantes comerciais estão focando em pessoa jurídica para utilizarem as redes sociais e, assim, gerar credibilidade e proximidade com seus compradores.
Na prática, a estratégia de Social Selling funciona para todos: do profissional liberal que trabalha a partir de sua casa à empresa que fabrica aço.
E, por ter uma barreira de acesso razoavelmente baixa, é possível começar com pouco ou nenhum recurso. Basta criar uma estratégia e dedicar algum tempo para colocar em prática esta estratégia e monitorar a evolução.
Trabalhar o relacionamento com o cliente através de conteúdo é uma estratégia importante que não pode ficar de fora do seu negócio. Porém, empresas e profissionais precisam entender desse ambiente, às vezes complexo, e buscar clarear as ideias sobre como aproveitar o poder de interatividade e relacionamento com seus clientes.
É possível afirmar que toda venda é social. Se antes do advento do Marketing Digital o cliente tinha muita dificuldade em localizar fornecedores para suas necessidades, agora ele consegue resolver seus problemas com poucos cliques. Por isso, o mundo digital trouxe muito mais do que somente as ferramentas de vendas e possui um imenso potencial de aquisição de clientes, de relacionamento, de negociação e de percepção da marca. Dessa forma, proporciona uma forma mais efetiva dos clientes confiarem em sua empresa e no seu discurso.
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