O Webinar e suas estratégias de marketing podem aumentar o alcance da sua marca

É fato que o consumo de vídeo aumentou significativamente nos últimos anos, o que podemos confirmar com a força dos serviços de streaming como Netflix, Disney Plus, Apple TV, Hulu e Amazon Prime. As redes tradicionais, seguindo esta tendência, também lançaram serviços semelhantes como a Globo Play, aqui no Brasil, e a HBO NOW, nos Estados Unidos.

E como sua marca pode se beneficiar dessa onda de consumo de conteúdo por meio de vídeos? A resposta: Webinar.

O webinar é uma forma de entregar informação que ganhou muito espaço nos últimos anos, principalmente durante a pandemia da COVID-19. Apesar de muitas pessoas verem esse formato como saturado por conta de seu uso constante neste período de isolamento social, ainda há muito espaço e oportunidades para entregar conteúdo e gerar valor usando webinars. 

Os webinars são palestras ou seminários apresentados por um especialista em determinado assunto, ou um grupo de pessoas discutindo um tema, geralmente auxiliados por um moderador. Os formatos e duração podem variar sem comprometer a efetividade, mas o que eles têm em comum é que a transmissão é sempre ao vivo. A ideia é criar o senso de urgência no público alvo, para que a inscrição aconteça em até determinada data.

E é no cadastro que acontece mágica para sua marca – seja ela pessoal, pequena, média ou grande. O principal objetivo da promoção de um webinar é ampliar sua base de potenciais consumidores e, por isso, é preciso ser estratégico na escolha dos campos de formulários de cadastro e na curadoria de conteúdo.

Quanto mais elaborado, relevante e exclusivo o conteúdo oferecido, maior o valor que sua marca pode “cobrar” dos participantes. Não estamos falando da questão financeira – webinares são em sua grande maioria gratuitos – mas, sim, o valor da informação requisitada para dar acesso ao conteúdo. Ou seja, quanto maior a credibilidade do especialista que for apresentar o webinar, maior o número de campos no formulário de cadastro.

O webinar pode ter uma estrutura mais enxuta, com apenas uma pessoa apresentando, ou mais elaborada com outros convidados. Dependendo da plataforma escolhida, existe a opção de apenas apresentar os slides na tela e escutar a voz do palestrante, ou até mesmo organizar um fórum de debates com até 5 convidados sendo exibidos na tela. Mas, independente do formato escolhido, tenha em mente que a escolha do tema é essencial para associar sua marca com algo que seja relevante para sua estratégia.

Pensando na metodologia Inbound, os webinars são conteúdos fundamentais para converter o visitante em lead.  Quanto mais atrativo e valioso o material fornecido, maior a sua moeda de troca, permitindo que sua empresa solicite informações importantes para criar sua base, não se limitando a apenas e-mail e telefone.

Veja alguns motivos para se investir em webinar na sua estratégia de Marketing Digital:

– Não há barreiras geográficas

O webinar é um meio prático para alcançar uma ampla audiência. Em um país grande como o Brasil, atingir todo o território com mídias tradicionais é um desafio até para grandes marcas.

– Cabe no orçamento do Marketing

Existem diversas plataformas grátis para criação e exibição de webinars. Mas mesmo as ferramentas pagas, que possuem funções mais avançadas, têm um valor acessível que certamente caberá no seu orçamento de marketing.

– Ser referência em um assunto

O vídeo é uma forma de comunicar e informar que transmite bastante credibilidade. Ao promover um webinar de qualidade sua marca ganha visibilidade e pode se tornar referência no tema. 

– Potencial de utilização no futuro

A distribuição do conteúdo de um webinar não acaba quando o evento termina: você pode gravar o conteúdo do webinar, fazer cortes e edições do conteúdo para exibição posterior, compartilhar o conteúdo nas redes sociais, salvar o vídeo completo no seu canal no YouTube e muito mais.  

E como fazer?

O primeiro passo é definir e desenvolver um conteúdo interessante que tenha a ver com seu negócio, para criar uma associação saudável com a sua marca. Ser relevante também é fundamental, fale sobre algo que desperte a atenção das pessoas. 

Confira algumas plataformas profissionais de webinar para entregar um conteúdo de qualidade:

– Zoom: Ela oferece diversas funções para palestrantes e organizadores de eventos, como um chat interativo, a opção de “levantar a mão”, e controles para incluir vários hosts e co-hosts, entre outros benefícios. 

– Adobe Connect Webinars: Com esta ferramenta é possível realizar webinars com rastreamento e análises sobre os participantes.

– Cisco Webex: exibe até 5 papelistas e uma tela com slides ao mesmo tempo.

– GoToWebinar: possui opção de gravar e armazenar a transmissão em HD e na nuvem. 

É importante criar um plano de comunicação para divulgar seu webinar e garantir que ele tenha um número de inscritos significante. Você pode incluir desde posts em suas redes sociais, fazer um blog post sobre a transmissão, enviar e-mail marketing e até mesmo uma campanha online. 

A internet está repleta de informações e conteúdos relacionados aos mais variados temas e você precisa encontrar uma forma de destacar a sua empresa das demais.

Com a produção de webinars, seu reconhecimento de marca tende a aumentar consideravelmente. Quanto melhor for a sua produção, mais conhecida ficará a sua empresa.

Crie, personalize e aprimore o que você entrega para o usuário de forma consistente. Aumentar as vendas com webinars não é uma tarefa tão complicada e com uma estratégia bem definida, você será capaz de aproveitar os benefícios que esse tipo de transmissão ao vivo pode oferecer.

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