O Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que tem como foco a atração, conversão e, também, encantamento de clientes. Ele faz uso de Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais para que possa chamar a atenção dos clientes por meio de canais online.
A transformação digital e as mudanças radicais no comportamento do consumidor mudaram as formas de relacionamento entre empresas, clientes e o próprio marketing. Com isso, as empresas precisaram criar novas formas de conquistar e manter seu consumidor e o Inbound Marketing é a melhor maneira de fazer isso acontecer.
O Inbound Marketing se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico com o intuito de conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.
Ou seja, é a estratégia na qual os clientes vêm até a sua empresa, atraídos pela sua mensagem. A partir daí fica mais fácil apresentar suas soluções e transformá-los em clientes e até promotores de marca. Não é à toa que o termo Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Atração e seja também conhecido como “Novo Marketing”.
O Inbound Marketing vem sendo praticado há bastante tempo por profissionais de marketing, mesmo de forma inconsciente. O marketing que tem foco em gerar conexões, oferecer conteúdos relevantes, de publicar algo de valor — tangível ou intangível — ao cliente em potencial, pode ser considerado Inbound Marketing.
Se nos aprofundarmos no conceito de Inbound Marketing veremos que ele surge paralelo ao Marketing Digital e da relação entre o consumidor e publicidade, nesse caso, internauta e comunicação online. Se antes o consumidor não tinha controle sobre o que consumia, na internet ele pode escolher tudo: canais, conteúdo, formas de consumir etc.
Por isso, nada melhor do que conquistá-lo com o que ele mesmo deseja absorver. Assim, surge a importância de se trabalhar com planejamentos estratégicos inteligentes e com ações de alta performance.
Visto que o Inbound Marketing se vale de oferecer conteúdo que satisfaça as dúvidas que o público traz, há mais abertura para um relacionamento próximo.
E será que vale a pena investir em Inbound Marketing? Vamos ver:
– Atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante traz vários benefícios para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, B2B ou B2C;
– O modelo tradicional de marketing tem algumas deficiências que não existem no Inbound. Por sua vez, esse método é tão utilizado quando o assunto é construir uma marca forte e aumentar as vendas;
– O Inbound é o marketing que as pessoas amam, compartilham e se engajam;
– O Inbound é uma metodologia baseada no diálogo constante entre empresa e consumidor ;
– O custo é menor e os resultados podem ser medidos de forma rápida e precisa.
Uma estratégia de Inbound bem elaborada tem tudo para aumentar muito o público que entra em contato com a sua mensagem por meio de conteúdo. Segundo a Content Trends 2017, empresas que adotam o Marketing de Conteúdo alcançam 2,2 vezes mais visitas em comparação com as que não fazem uso dele.
Em vez de simplesmente atrair tráfego de pessoas que não têm a mínima possibilidade de comprar de você, o conteúdo vai chamar a atenção apenas dos que mostram potencial de compra futura.
O principal não é a quantidade e, sim, a qualidade do público alcançado. E o Inbound também se destaca nesse respeito, já que o conteúdo altamente segmentado permite alcançar o público certo.
O Inbound Marketing se baseia totalmente na comunicação aberta e na interação constante. Saber a opinião e acompanhar a reação dos seus consumidores ao que você cria de conteúdo é a melhor fonte de feedback possível.