Segredos do Global Branding: Lições aprendidas com as GIGANTES do mercado Internacional

Global branding é a estratégia de construção de marcas para conquistar o mercado em diferentes países. Como posicionar sua marca globalmente? Como se adaptar às realidades locais? É possível traçar a mesma estratégia para todas as regiões?

Ao começar a enxergar o mundo inteiro como se fosse o seu mercado de atuação, sem fronteiras para o branding, sua marca poderia ser conhecida por pessoas de vários países e culturas diferentes.

As empresas globais precisam mostrar o seu valor e se adaptar a cada região em que querem atuar, sem perder a sua identidade e seus valores. Algo que pode ser gerido através de um branding internacional.

O Global branding é a gestão de uma marca em diferentes regiões do mundo com o objetivo de aumentar sua força e reconhecimento nos mercados em que atua. Essa estratégia também pode ser chamada de branding global ou branding internacional.

O global branding envolve o planejamento de como a marca quer ser percebida no mundo inteiro e como ela vai se posicionar em cada mercado para gerar essa percepção. Com estratégias de marketing global é possível transmitir esse posicionamento nos pontos de contato com o consumidor (preço, produto, praça e promoção).

Embora tenha afetado as culturais locais, a globalização não foi capaz de padronizar costumes, culturas e regras. Por isso, as marcas se viram com o desafio de conquistar mercados em diferentes regiões sem passar por cima das suas particularidades, o que seria um caminho para o fracasso.

Uma estratégia global é extremamente importante para quem deseja expandir a sua marca e os seus produtos de forma consciente, organizada e efetiva.

Mais que criar um site .com ou fazer entregas para vários países, global branding consiste em orientar sobre quais elementos da marca devem ser preservados globalmente e quais devem ser adaptados a cada região.

Para as marcas que já conquistaram seu mercado regional e querem crescer, expandir para outros países pode ser o caminho natural. Essa decisão pode trazer uma série de benefícios para as marcas.

A vantagem mais óbvia para marcas que se tornam globais é alcançar mais pessoas em novos mercados. A marca se torna conhecida nos quatro cantos do mundo, conquista mais clientes e admiradores e ganha mais força nas vendas.

Marcas reconhecidas globalmente ganham valor de mercado. É o caso das mais valiosas do mundo, como:

  • Amazon (US$ 220,8 bi)
  • Google (US$ 159,7 bi)
  • Apple (US$ 140,5 bi)
  • Microsoft (US$ 117 bi)
  • Samsung (US$ 94,5 bi)
  • ICBC (US$ 80,7 bi)
  • Facebook (US$ 79,8 bi)
  • Walmart (US$ 77,5 bi)
  • Ping An (US$ 69 bi)
  • Huawei (US$ 65 bi)

A maioria é conhecida no mundo inteiro e muitas delas, provavelmente, fazem parte do seu dia a dia. Isso indica que, à medida que a empresa se expande pelo mundo, a própria marca se torna o seu maior ativo.

Marcas que se tornam globais também tendem a ganhar prestígio. Elas se tornam símbolos de status e qualidade e muitas vezes são mais desejadas do que as marcas locais – embora essa percepção esteja mudando em alguns mercados.

Além disso, uma estratégia global de marca fortalece a identidade. Ao se adaptar a cada região, a marca consegue conquistar a confiança das pessoas, sem perder a sua essência, que é reforçada em todos os locais de atuação.

Global branding traz uma série de benefícios, mas apenas para quem consegue superar os obstáculos da sua aplicação. Não é um processo simples e não é qualquer marca que consegue.

A expansão é consequência do sucesso. Se a sua marca vai bem, por que não mostrá-la para o mundo? Ter uma marca reconhecida internacionalmente é o sonho de muitos empreendedores. Com a globalização e a internet, realizar esse desejo depende de conhecimento e investimentos assertivos em estratégias de global branding. Com uma marca forte e estruturada no mercado internacional, seu negócio poderá aproveitar vantagens competitivas como o reconhecimento em mercados estrangeiros e novos clientes. 

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