A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias mais promissoras deste século e pode revolucionar a forma como trabalhamos. Embora muitas pessoas ainda tenham medo de que a IA substitua seus empregos, a realidade é que a tecnologia pode trazer muitas vantagens para o mundo do trabalho.
Uma das principais vantagens da IA é o aumento da produtividade. A tecnologia pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, permitindo que os trabalhadores se concentrem em tarefas mais complexas e criativas. Além disso, ela pode ajudar a identificar gargalos na produção e otimizar processos, tornando o trabalho mais eficiente e reduzindo custos.
Outro fator que pode ser vantajoso com a inserção da Inteligência Artificial em nosso trabalho é a capacidade de fornecer informações precisas e relevantes para a tomada de decisão. A tecnologia pode analisar grandes quantidades de dados em tempo real e identificar tendências e padrões que podem não ser perceptíveis para os humanos. Isso pode ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas e estratégicas, reduzindo os riscos e aumentando as chances de sucesso.
Os gestores de pessoas são cada vez mais favoráveis à adoção da IA no local de trabalho. De acordo com uma pesquisa da consultoria Gartner, 69% dos líderes de RH acreditam que a IA terá um impacto significativo nos próximos anos, e 50% já estão investindo em tecnologias de IA.
Os profissionais destacam que a Inteligência Artificial pode ajudar a melhorar a experiência do funcionário, tornando o trabalho mais significativo e agradável. Afinal, a tecnologia pode ajudar a eliminar tarefas tediosas e repetitivas, permitindo que os trabalhadores se concentrem em tarefas que exigem habilidades humanas únicas, como empatia, criatividade e pensamento crítico.
Além disso, a IA pode ajudar a reduzir a parcialidade na tomada de decisão, eliminando vieses inconscientes e tornando o processo mais justo e equitativo. Isso pode levar a uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva, beneficiando tanto os trabalhadores quanto a empresa como um todo.
A IA pode gerar algumas ideias rápidas e tópicos de conteúdo que podem ser o ponto de partida da pesquisa inicial e do esboço dos criadores de conteúdo. A IA pode ajudar a gerar títulos e cabeçalhos, ideias e brainstorming, meta descrições e assim por diante.
A questão é usar ferramentas de IA para que possa ajudar a todos em áreas as quais possam ser vulneráveis, como:
- debater ideias de conteúdo;
- criar novos títulos;
- novos ângulos ou até mesmo novas propostas.
Embora pareça que os geradores de conteúdo de IA têm o poder de acelerar o ciclo de vida do conteúdo, eles nem sempre são a resposta. Ela facilita a criação de conteúdo e, ao mesmo tempo, torna o conteúdo feito à mão mais valioso. É claro, porém, que nada substitui o toque humano.
Embora a IA possa ser usada como uma ferramenta de produtividade e possa auxiliar na ideação, criação de esboços e matchmaking, acreditamos que o conteúdo gerado pela IA não será tão pessoal e profundo como aqueles escritos por pessoas.
A escrita gerada por IA destaca a necessidade de edição e verificação de fatos. Alguns incidentes recentes de alto perfil confirmam que com IA — como com escritores humanos — edição e verificação de fatos precisam ser uma parte essencial do processo.
Originalidade e plágio
Se considerarmos a definição formal de plágio, as ferramentas de geração de conteúdo de IA não copiam e colam conteúdo. Quando alguém usa uma ferramenta de criação de conteúdo de IA para gerar ideias ou escrever uma postagem de blog, a ferramenta está usando o que aprendeu lendo inúmeras páginas para gerar novo conteúdo. Isso significa que o conteúdo produzido é de certa forma original.
De uma perspectiva de Marketing de Conteúdo e SEO, uma grande desvantagem do conteúdo gerado por IA é que ele não é totalmente original. Na verdade, os geradores de conteúdo de IA simplesmente coletam e combinam (bem, devo admitir) informações que já estão disponíveis na internet.
Portanto, embora o conteúdo possa passar por uma verificação de plágio, ele não incluirá pesquisas, insights ou dados originais. Na prática, as ferramentas de criação de conteúdo assistidas por IA podem criar partes simples de texto, mas são incapazes de fornecer opiniões.
Em suma, os geradores de conteúdo de IA também não podem escrever sobre eventos ou tópicos que mudam rapidamente, nem assuntos sobre os quais a sociedade não formou um consenso, entre eles questões sociais, políticas e religiosas. Se você tentar gerar texto sobre esses tópicos, poderá acabar com conteúdo tendencioso, impreciso ou desatualizado.
As empresas que optam por depender do software de criação de conteúdo de IA para gerar seu conteúdo profissional, em vez de contratar escritores criativos humanos, estão tomando uma decisão de negócios calculada.
Quanto mais entendermos a Inteligência Artificial como um aliado e não como um inimigo, mais criativo será o trabalho gerado pelos profissionais, aproveitando essa nova onda tecnológica, em vez de reclamar que ela existe.